Acolhimento

Sala Lilás é inaugurada em Aparecida do Taboado

Espaço instalado na Delegacia de Polícia Civil de Aparecida do Taboado oferece acolhimento especializado a mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Por Mauro Silva29/09/2025 às 18:39

A Sala Lilás funciona em anexo à Polícia Civil (Foto: Daniel Silva/DICOM)

Aparecida do Taboado deu um passo importante no combate à violência doméstica e familiar nesta sexta-feira (26), com a inauguração oficial da Sala Lilás, um espaço voltado ao acolhimento humanizado de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência.

A nova unidade, instalada nas dependências da Delegacia de Polícia Civil do município, foi pensada para garantir um atendimento qualificado, sigiloso e respeitoso às vítimas, em um ambiente seguro e preparado para escuta sensível. A iniciativa representa um marco nas políticas públicas locais de proteção e amparo às pessoas em situação de vulnerabilidade.

A cerimônia de inauguração reuniu autoridades estaduais e municipais, entre elas o Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Dr. Lupérsio Degerone Lúcio, que representou o governador Eduardo Riedel no evento. Estiveram presentes também o vice-prefeito Tenente Ávila; o superintendente de Segurança Pública, Dr. Tiago Macedo dos Santos; e diversos delegados regionais, além de representantes da Câmara Municipal, OAB, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Vereadores Dra. Amanda e Ber Galter, Tenente Ávila, Dr. Lupérsio e Dr. André assinam o termo de instalação da Sala Lilás (Foto: Daniel Silva/DICOM)

Durante os pronunciamentos, os representantes destacaram a importância da Sala Lilás como um avanço estrutural e simbólico na rede de enfrentamento à violência. “A implantação deste espaço simboliza mais do que uma estrutura física, trata-se de um compromisso real com a proteção, o cuidado e o respeito à vida das mulheres e das crianças”, afirmou o vice-prefeito Tenente Ávila, que no ato representou o prefeito José Natan. Ele destacou ainda que a iniciativa fortalece o trabalho interinstitucional voltado à reconstrução da dignidade das vítimas.

Após os discursos, a solenidade seguiu com o descerramento da placa comemorativa e a assinatura oficial do termo de inauguração da unidade.

A Sala Lilás integra uma política de segurança pública que visa garantir não apenas justiça, mas também acolhimento, escuta qualificada e apoio psicossocial, funcionando como ponto de apoio fundamental no processo de denúncia, investigação e recuperação das vítimas de violência.

Compartilhar esta notícia

Comentários

Sistema de comentários em breve!

Estamos trabalhando para trazer uma experiência incrível de interação.
Em breve você poderá comentar e interagir com outros leitores.

Notícias Relacionadas

Bello Alimentos detalha operação de emissário de efluentes no Rio Paraná após questionamentos
Geral

Bello Alimentos detalha operação de emissário de efluentes no Rio Paraná após questionamentos

Assessor jurídico da empresa, Dr. Wilson Carlos Marques, concede entrevista após repercussão pública em torno da implantação do sistema até o Rio Paraná, em Aparecida do Taboado.

há cerca de 11 horas12
Empresários cobram ação do poder público contra rompimentos de cabos de internet
Geral

Empresários cobram ação do poder público contra rompimentos de cabos de internet

Em apenas uma semana, dois jovens quase foram degolados por cabos soltos nas ruas de Aparecida do Taboado.

há 1 dia21
Secretária de Saúde afirma que município já havia solicitado autorização para manter estoque de sangue
Geral

Secretária de Saúde afirma que município já havia solicitado autorização para manter estoque de sangue

Morte de gestante durante o parto acende alerta: secretária destaca importância de um estoque de sangue no município. Daiane Pupin detalha a resposta do Estado ao pedido de Aparecida do Taboado.

há 4 dias26