Assomasul

Servidores destacam aprendizado e troca de experiências no 3º Congresso dos Municípios de MS

O Congresso chegou ao fim reafirmando o propósito da Assomasul de fortalecer o municipalismo, promover a capacitação dos gestores públicos e estimular a integração entre as diferentes esferas de poder, consolidando-se como o maior encontro municipalista do estado.

Por Redação22/10/2025 às 20:33

Servidores avaliam como positivo o 3º Congresso dos Municípios (Foto: Edson Ribeiro/Assomasul)

O último dia do 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul (22), foi marcado por depoimentos emocionados e cheios de entusiasmo por parte dos servidores e gestores municipais que participaram dos três dias de programação.

reuniu centenas de representantes públicos em um ambiente de aprendizado, inovação e colaboração

Com uma agenda intensa de palestras, painéis e debates técnicos sobre gestão pública, finanças, inovação e desenvolvimento regional, o Congresso reuniu centenas de representantes públicos em um ambiente de aprendizado, inovação e colaboração. E foi avaliado pelos participantes como um divisor de águas na forma de pensar e administrar os municípios.

Para Aymme Hortence, servidora de Sidrolândia, o evento proporcionou um novo olhar sobre os desafios diários da administração pública.

“Foram três dias de muito aprendizado e reflexão. Cada palestra trouxe ideias práticas que podemos aplicar na nossa cidade, principalmente sobre inovação e eficiência. Saio daqui com uma visão mais ampla e com vontade de colocar em prática o que aprendi”, afirmou Aymme.

Já Valdinei Silvério de Gouveia, servidor de Camapuã, destacou o valor das conexões criadas durante o Congresso.

“Além do conteúdo técnico, o mais rico foi poder trocar experiências com outros municípios e conhecer pessoas que enfrentam desafios parecidos com os nossos. Esse contato fortalece a gestão, porque abre portas para parcerias e novas soluções”, ressaltou.

Para Elisa Nobre, que nos últimos anos participou do evento como gestora pública e nessa edição veio como expositora do stand de artesanato Elisa Nobre, a experiência apesar de diferente, continua enriquecedora.

“É uma experiência diferente de quando estamos como gestor, mas tem sido uma experiência muito proveitosa, porque os temas das palestras vem de encontro com o que eu faço hoje. A palestra do Ricardo Amorim, onde ele falou sobre a conjuntura atual da economia do nosso país, impacta diretamente no trabalho dos artesãos. Então, todas as palestras foram muito proveitosas!” destacou.

O 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, promovido pela Assomasul em parceria com o Sebrae/MS, chega ao fim reafirmando o propósito da Assomasul de fortalecer o municipalismo, promover a capacitação dos gestores públicos e estimular a integração entre as diferentes esferas de poder, consolidando-se como o maior encontro municipalista do estado.

Compartilhar esta notícia

Comentários

Sistema de comentários em breve!

Estamos trabalhando para trazer uma experiência incrível de interação.
Em breve você poderá comentar e interagir com outros leitores.

Notícias Relacionadas

Bello Alimentos detalha operação de emissário de efluentes no Rio Paraná após questionamentos
Geral

Bello Alimentos detalha operação de emissário de efluentes no Rio Paraná após questionamentos

Assessor jurídico da empresa, Dr. Wilson Carlos Marques, concede entrevista após repercussão pública em torno da implantação do sistema até o Rio Paraná, em Aparecida do Taboado.

há cerca de 11 horas12
Empresários cobram ação do poder público contra rompimentos de cabos de internet
Geral

Empresários cobram ação do poder público contra rompimentos de cabos de internet

Em apenas uma semana, dois jovens quase foram degolados por cabos soltos nas ruas de Aparecida do Taboado.

há 1 dia21
Secretária de Saúde afirma que município já havia solicitado autorização para manter estoque de sangue
Geral

Secretária de Saúde afirma que município já havia solicitado autorização para manter estoque de sangue

Morte de gestante durante o parto acende alerta: secretária destaca importância de um estoque de sangue no município. Daiane Pupin detalha a resposta do Estado ao pedido de Aparecida do Taboado.

há 3 dias26